sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Importância do Curso PJA


Fui motivado a fazer este curso em insistência da minha prima, confesso que eu não estava muito a fim de fazer este curso pois achava desnecessário.
Percebi a grande importância dele no primeiro dia de aula, ao compreender melhor a importância da natureza na sociedade e no mundo, percebi também que a natureza é umas das mais prejudicada pelas ações humanas é que com pequenas atitude podemos ajudá-la, basta cada um ter a conscientização de que  o que estar fazendo de alguma  forma estar prejudicando a natureza. Estou gostando muito desse curso e das atividade em campo, pois temos contato com a natureza e impactos ambientais causado pelo homem na cidade. Eu pretendo ampliar e absorver ao longo do curso conhecimentos necessários para melhorar a minha relação com o meio ambiente, por isso pretendo me dedicar ao máximo para que tenho um bom rendimento no curso.
Ao longo do curso estudamos o que é o PJA, que é um projeto do NEAm que tem o objetivo de formar jovens de ensino médio da rede pública das escolas de Marabá em questões socioambientais e conteúdos correlatos por meio de estudo e ações de educação ambiental.
Aula de campo no Parque  Zoobotânico de Marabá      
Parque zoobotânico de Marabá, tem uma área de floresta de conservação que abrange 300 alqueiro, essa área antes de ser tornar um parque zoobotânico era uma fazenda, que ser chamava fazenda Taboquinha.
Em 1998 na fazenda houve um incêndio criminoso que teve repercussão nacional, logo depois a  área foi protegida e conservada, tornando-se um parque.


No dia 11de abril de 2012 houve uma aula de campo com os alunos do JPA e o local escolhido foi o Parque Zootabônico de Marabá. Nelas nos trilharamos pela a mata de 1.800 metros. Ao começar a trilha nos deparamos com uma sucuri de aproximadamente 1 metro de comprimento. A área possui uma vasta quantidade de palmeiras, coco babaçu, cajazeiras, árvore de pequeno e médio porte e centenárias, é o caso das castanheiras, com cerca de 100 anos e de outras árvores que há na área.
A floresta do parque possui diversas plantas e animais, detalhe todos eles viviam em cativeiro e foram resgatados pelo IBAMA e passaram a ter uma nova vida na reserva do parque.
Nesta visita observamos que há uma grande biodiversidade na floresta, composta  por um solo seco, árvores que vivem em constante disputa por espaço,  luz, mas também existe uma harmonia, uma vez que, as árvores possui folhas seca que ajuda a produzir adubo para as plantas.
    
     



                                                  















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou Junicley Aires, mas todos me conhecem como Júnior, tenho 17 anos. Sou uma pessoa extrovertida, gosto de transmitir alegria para as pessoas. Odeio mentiras. Tenho poucos amigos, mas são muito importantes para mim. Estudo na EEEM Rio Tocantins, atualmente curso o 1 ano do Ensino Médio. Sou um aluno dedicado aos meus estudos, mesmo assim tenho algumas dificuldades em Língua Portuguesa, principalmente porque não gosto muito de ler, ou melhor, ainda não descobri uma leitura que me motive, pois acredito que todos devem gosta de ler, somente ainda não descobriram seu gênero favorito. Este é o meu caso.