segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Jovens Ambientalista lutando por um Município mais sustentável





O Segundo Encontro Juvenil de Educação Ambiental foi realizado na cidade de Parauapebas-PA. Nele estavam Jovens Ambientalista desta cidade e de Marabá, que juntos discutiram questões relacionadas a estrutura do município de Parauapebas visando propor sugestões para melhorar os problemas ambientais do município como: o crescimento desordenado, a falta de saneamento básico queimadas de áreas de preservação permanente chamadas de ( APP ), falta de esgotos e gestão de resíduos e tratamento de água e esgotos e a insuficiência de abastecimento da cidade.
            O encontro iniciou no dia vinte e um de novembro, as dezenove hora houve a abertura do projeto (EJEA) na câmara municipal de Parauapebas, as vinte teve a apresentação da mesa redonda composta por representante do Instituto Chico Mendes,  NEam e CEAP. Logo depois foi apresentado um vídeo muito interessante sobre o discurso de (Seven Suzuki: ECO 92). Ele  emocionou a plateia ao ensinar que nem todo o dinheiro do mundo vale a destruição da natureza. Logo em seguida houve as apresentações dos PJAs de Parauapebas e Marabá, onde os alunos compartilharam suas experiências adquiridas ao longo do curso.
            No dia seguinte as oito horas e trinta teve uma palestra na Câmara da cidade, com os seguinte órgãos: ICMBIO e SEEMA onde foi abordado as seguintes assuntos: o paisagismo e gestão de áreas verdes, queimadas, arborização e área de preservação permanente ( APP), também as condições de moradias, já a Clean, SAAEP, SEMURB e SEMOB falaram sobre infraestruturas, lixo, tratamento de água e esgoto.

            Neste mesmo dia as quatorze horas houve uma dinâmica de apresentação no CEUP, a fim dos jovens ambientalistas ser conhecerem melhor, logo depois eles, sobre supervisão dos seus tutores, apresentaram as dificuldade que suas cidades possuem em relação ao meio ambiente.
Assim conhecemos um pouco das cidades e debatemos questões e propomos ações para ter um cidade sustentável, uma delas, relacionada ao saneamento, é a retirada dos moradores próximo do rio Sebozinho é colocá-los em casas populares, depois de fazer o remanejo deles, revitalizar o rio e utilizar a água dele para abastecer a cidade, assim diminuiria a falta de água e a insuficiência de abastecimento, caso contrário eles continuarão no local poluindo mais ainda o rio e acabando com a biodiversidade.
            No dia vinte e três às oito e trinta os estudante dos PJAs subiram a Serra de Carajás em busca de conhecimento. O local a ser estudado foi a savana metalófica existente na Serra dos Carajá. Ela é chamada de savana devido a sua característica de vegetação rasteira sem árvore de grande porte, por causa da seca ela é parecida com a vegetação do serrado e caatinga. O nome metalofica é devido a grande quantidade de minério que consiste no solo chamado de canga. A savana só existe em Carajás e está em risco de desaparecer devido a grande procura de minerais que há no local.
Nesta aula em campo obtemos o máximo de informação e nos surpreendemos com as cavernas e a suas biodiversidades como a formiga leão, pequena, mas com grande importância na natureza. Visitamos também o parque zoobotanico de Parauapebas, onde os animais que sofrem maus tratos são resgatados pelo IBAMA. Um dos fatores que mais me intrigou  e me deixou revoltado foi a imprudência dos motorista passarem por cima das cobras que a travessa a rua causando a morte e a estinção das espécie segundo a bióloga do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou Junicley Aires, mas todos me conhecem como Júnior, tenho 17 anos. Sou uma pessoa extrovertida, gosto de transmitir alegria para as pessoas. Odeio mentiras. Tenho poucos amigos, mas são muito importantes para mim. Estudo na EEEM Rio Tocantins, atualmente curso o 1 ano do Ensino Médio. Sou um aluno dedicado aos meus estudos, mesmo assim tenho algumas dificuldades em Língua Portuguesa, principalmente porque não gosto muito de ler, ou melhor, ainda não descobri uma leitura que me motive, pois acredito que todos devem gosta de ler, somente ainda não descobriram seu gênero favorito. Este é o meu caso.